Objetivo

Fomentar a prática esportiva do Surf e do Stand Up Paddle para 4.000 alunos da rede pública de ensino de 10 estados do Brasil, e envolver as comunidades locais na busca de um estilo de vida mais saudável através do esporte. Deste modo, busca-se através de oficinas a construção de pranchas de garrafas pet e promover o exercício da cidadania, visando principalmente à conscientização dos participantes quanto aos seus direitos e responsabilidades sociais e ambientais, e assim, fortalecendo ações de preservação do meio ambiente.

Sobre o Projeto

As atividades serão desenvolvidas através de palestras para crianças e adolescentes com conteúdo relacionado a conscientização da preservação do meio ambiente, utilizando o esporte para além do ensino da confecção de pranchas de Surf e Stand Up Paddle com garrafas pet recicladas.
Por que utilizar garrafas pet na confecção de pranchas?
Esta ideia se fez inicialmente pela observação do crescente número de garrafas pet comumente encontradas nas encostas das praias (natureza), e do quanto estas garrafas “viajavam” após serem descartadas. Dentre as questões que mais chamam a atenção de um surfista, além das marés, seria a flutuabilidade, algo em que as garrafas se mostram muito efetivas. A partir daí então nasceu a ideia de resolver um problema de “lixo” construindo uma solução criativa, divertida, econômica e muito sustentável. Nas palavras do Jairo (mentor do projeto) “o lixo virando luxo”. Alguns benefícios de utilizar do resíduo plástico: a fabricação a partir de plástico reciclado pode economizar energia elétrica e também pode reduzir o consumo de petróleo, fonte de energia não renovável e esgotável, reduzindo significativamente a utilização de recurso natural. Estes serão alguns dos temas a serem desenvolvidos nas palestras, sendo a confecção das pranchas o ponto principal do projeto, assim, mostrando solução e diversão aos beneficiários.

Demais Projetos

Conheça outros projetos.