Objetivo

O projeto Xeque-Mate para Todos tem o objetivo de incentivar a prática do Xadrez para 80 pessoas com deficiência visual em todo o território brasileiro, na faixa etária dos 8 aos 80 anos, buscando a melhoria da saúde e do bem-estar de cada indivíduo.

Sobre o Projeto

Idealizado pela Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais, de Porto Alegre (RS), a prática do xadrez desenvolve a parte mental e psicológica do jogador, melhora sua atenção, disciplina, pensamento lógico e imaginação.

As atividades serão desenvolvidas em 5 fases de ensino: Fase Inicial, Movimentos Individuais, Relação entre as peças, Desenvolvimento sistemático e Sentido Posicional. Os jogos acontecerão por ligação, por mensagem de voz em salas de jogos virtuais no whatsapp ou através de plataformas próprias para os jogos de xadrez.

As aulas serão realizadas de forma online ou presencial, onde os alunos poderão ter aulas individuais, em duplas ou trios, conforme grau de evolução constatado pelo professor. Serão 2 encontros por semana, sendo cada encontro de 1h cada. E ao final do projeto está previsto com todos os participantes no Centro Paralímpico em São Paulo.

Demais Projetos

Conheça outros projetos.

OLHAR NO PRESENTE, VISÃO DE FUTURO ANO IV (RS)